top of page

A origem do Teatro


Sempre existiu o desejo do ser humano de ser expressar e o próprio surgimento da linguagem veio junto com esse esforço de gesticular, falar, de se comunicar com a outra pessoa.


O teatro nasce dos rituais feitos pra Deuses. No século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, Deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.


O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe no tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”.

Todos ficam espantados com a coragem deste ser humano, colocar-se no lugar de um Deus, ou melhor, fingir ser um Deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um Deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, e é por muitos considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.


Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática. Com o tempo os gregos começaram a construir prédios teatrais ao ar livre com arquibancadas para o público, espaço para orquestra e palco.


No Brasil o teatro começou no século XVI com o objetivo de catequizar os Índios. O padre José de Anchieta foi o primeiro autor de teatro do país e escreveu algumas peças como o auto de São Lourenço que foi escrito em Tupi Guarani, Português e Espanhol.


O Brasil ficou um tempo sem peças teatrais depois desse período só voltou acontecer em 1808 com a mudança da família real para o Brasil, mas com a Independência do Brasil em 1822 passou a ter mais força.


Curiosidades:


1- Merda é equivalente a boa sorte. No período elisabetano da Inglaterra de 1558 a 1603, as pessoas iam ao teatro a cavalo ou de carruagem. Quanto mais cavalos mais merdas nas ruas, isso era tido como um bom sinal, significava que havia muitas pessoas para assistir aquela peça e por isso, merda passou a ser um motivo de comemoração.


2- Nelson Rodrigues, foi o precursor do teatro moderno no Brasil com a peça vestido de noiva escrita em 1943. A novidade na época foi a estética e a passagem do tempo presente, passado e futuro.


3- A peça mais famosa mundo é a Romeu e Julieta do escritor inglês Willian Shakespeare de 1591.


4- A peça mais montada no mundo até hoje é o clássico Hamlet. Também escrita por William Shakespeare, entre 1599 e 1601.


5- Constantin Stanislavski é mundialmente conhecido pelo seu "sistema" de atuação para atores e atrizes, onde reflete sobre as melhores técnicas de treinamento, preparação e sobre os procedimentos de ensaios. Embora pensadas para o teatro, suas proposituras cênicas são largamente utilizadas por artistas de cinema e televisão.


E ai, já conhecia algumas dessas historias? O que achou? Conta aqui nos comentários! Até a próxima Quarta no Teatro do #entocados.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page