top of page

Resgate do Jornal Crimeia

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Padre Alcides: O Padre dos Pobres, O Padre de Todos - O Padre da Vida


Matéria realizada em Setembro de 2010, por Carlos Pereira e Sinval Félix




Para conferir a matéria completa 👇

Padre Alcides de Lima Jr., nascido no dia 9 de junho de 1950, em Goiânia, na Rua 55 número 6, Bairro Popular. Com nove meses mudou para Campinas onde passou a infância e a adolescência até buscar o caminho religioso na Congregação Redentorista. Padre Alcides, como ele mesmo gosta de dizer, um sexagenário, é daquelas pessoas diferentes, singulares, que amam a vida, se diverte com ela e à vida se dedica em função dos mais pobres, mais humildes. Esta entrevista é mais uma homenagem àquele que, durante 14 anos, dedicou a sua vida a uma comunidade, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, aqui na região do Setor Criméia Leste. A entrevista foi feita na sua casa no mês de agosto de 2010, Padre Alcides estava de mudança, iria voltar para Campinas onde cresceu e se tornou religioso.

Padre Alcides é tão singular que, durante a entrevista, em alguns momentos, preferiu falar mais de outras pessoas (muitas que viveram ou ainda vivem aqui na região) que lutam pela vida, pela distribuição de renda, pela paz, por justiça; do que dele mesmo. Padre Alcides defende a inserção do religioso no dia a dia da sociedade. Como ele mesmo diz: “eu não acredito em quem não reza, mas também não acredito em quem só reza”, ou “não adianta você ter esperança só lá em cima, tem que agir aqui embaixo”. Nesta rica entrevista procuramos não aprofundar muito as questões da igreja, já que o importante para nós do Jornal Criméia é discutir e encontrar caminhos para melhorarmos a nossa comunidade e, com certeza, o padre redentorista Alcides de Lima Jr., deu uma grande contribuição neste sentido durante os 14 anos que esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Vamos então viajar em mais uma história da nossa comunidade, a história de padre Alcides, o padre da vida, que respeita e tem o respeito com todas as religiões, o padre dos pobres, dos mais humildes, o padre de todos os que têm fé e lutam por uma sociedade mais humana, mais digna e mais justa.


Carlos Pereira e Sinval Félix


Apresentação:




“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte nos Pontos de Cultura Aldir Blanc - Concurso nº 02/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal".



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page