top of page

Indicação de bandas GOIANAS - HC 137

Atualizado: 11 de out. de 2022


A banda Horrores do Césio 137- HC 137, marcou o início do estilo Punk Rock em Goiânia e posteriormente ganhou notoriedade nacional.


Foi fundada por Cláudio Antônio de Castro em 1988, um ano após o acidente com o césio. A banda tinha a formação clássica composta por Cláudio de Castro (guitarra/voz), Luciano (baixo/voz) e Aurélio (bateria).


“Estávamos em um momento difícil, que era confuso para nós também, que não sabíamos o que estava acontecendo, era muito estranho aquilo. Havia todo um descaso das autoridades em relação ao acidente. O nome foi uma grande sacada do Cláudio, de colocar Horrores do Césio-137. Ao mesmo tempo existia uma crítica ao uso da energia nuclear” .


O Cláudio Vendia camisetas de bandas na feira todo domingo e foi em uma dessas ocasiões que o baterista Aurélio revelou para ele que tocava em uma banda de reggae, mas que sua pegada era mais para o estilo punk. Então Cláudio o convidou para fazer um teste, foi assim que ele entrou para a banda em 1991.


Cláudio foi Também responsável pelo primeiro selo em Goiânia, local onde foram gravados dois dos discos da HC. Ele conta que a história da banda se mistura com a o histórico dos principais festivais de música da cidade.


A banda conta que no seu primeiro álbum gravado em estúdio foi uma gravação muito complicada, eles não conheciam muito bem o processo de gravação. O estúdio era mais acostumado a gravar grupos evangélicos com uma bateria eletrônica que deixava o som bem seco, apesar disso o disco teve uma boa repercussão fazendo a banda tocar em todo Brasil.


Discografia da HC-137


1989 - Lixo Radioativo: Fita demo, com a temática punk, abordava as mazelas políticas e os problemas sociais;

1991 – Nas coxas: Disco de vinil gravado em 1991 e lançado em 1992 com 9 músicas gravadas em Goiânia;

1993 – Made in GO: Disco de vinil com 16 músicas;

2004 – Do Passado Apenas O Futuro: CD com seis músicas.


O primeiro LP completo da banda possui 16 músicas como: "Valas de Esgoto", "Leide das Neves", "C.N.P. (Chacina no Presídio)" e "Rotam".


Em um show na cidade de São Paulo, enquanto a banda tocava a música “Rotam” começaram uma briga na frente do palco, a polícia chamada de “Rota” parou o show impedindo a banda de continuar a tocar e expulsaram os integrantes do local, com direito a “escolta” até a saída de São Paulo.


A banda ficou parada entre os anos de 1998, quando Cláudio morreu, até 1999, ano em que os integrantes se reuniram para fazer uma homenagem ao fundador e resolveram voltar a fazer o som da HC-137. A história continuou até 2008. A partir de então, os integrantes se reúnem a cada cinco anos, para manter viva a música construída por eles.


Página da banda: HC-137

Para ouvir: HC-137


Confira também o excelente documentário sobre a banda, contada por eles mesmos.


.

.

.

Apresentação:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page