top of page
Foto do escritorSimão Pereira Aguiar

História da banda Procedê

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Com Raul Carvalho


"A pegada do rock. O flow do rap."





Procedê é uma banda brasileira formada em Goiânia no final de 2012. Mistura vários ritmos como o rock, rap, o hardcore, o reggae/Ska e o groove, criando um estilo próprio. Suas letras fazem críticas à sociedade da perspectiva do universo jovem contemporâneo. O nome PROCEDÊ é derivado da gíria Procedência comumente utilizada nas letras de músicas rap, estilo musical de forte influência para a banda.


O grupo foi iniciado, quando os amigos Simão e Raul se juntaram sem maiores pretensões, apenas para celebrar a amizade e se divertirem tocando as músicas que gostavam. Passado algum tempo, já contavam com algumas composições de autoria própria, e começaram a tocar nos eventos da cidade, até então Wesley comandava a Bateria e Tiago o Baixo.




Em meados de 2012 a banda sentia que era hora de iniciar uma nova fase, Wesley deixa a Bateria,

para a entrada de Felipe Fogaça, e Igor assume a 2º guitarra. Com a gravação de uma DEMO com 4 músicas autorais, a banda iniciou o trabalho de divulgação .E seguiu ensaiando em ritmo acelerado, rumo a sua primeira apresentação, realizada no festival Grito do Rock, após ganhar a gravação de um vídeo clipe da produtora Monstros discos no estúdio Monstro no Festival Goiânia Noise em 2013, ganharam destaque, participaram de 2 Gritos do Rock, sendo convidados a tocarem também na edição de Itumbiara, no projeto Sons de Marcado da prefeitura de Goiânia, Festival Juriti 2014, e em vários outros espaços e eventos da capital.



Em 2015 Felipe se despediu da banda para iniciar sua jornada como advogado, deixando vago o cargo de baterista. Rafael, então assumiu esse posto, mas foi o fã número 1 da banda Manoel Seixas, um garoto de apenas 16 anos na época, que passou de fato a comandar de vez o coração do grupo. Sua pegada hardcore trouxe um ritmo acelerado para a banda.





Com o novo integrante também surgiu um novo gás, a banda se reinventou, com novas composições e agora com uma proposta de incluir sons regionais para os arranjos.


Formação atual:

Raul Carvalho (vocal Principal) , Simão Pereira (Guitarra e Vocal) , Tiago Pereira (Baixo) , Igor Pereira (Guitarra) e Manoel Seixas (bateria).




Como o cenário da música alternativa de Goiânia, muitas vezes fica presa aos grandes festivais, restando poucos espaços para a apresentação e contato com o público, a banda sentiu a necessidade de articular eventos e shows com objetivo de movimentar a cena e divulgar o trabalho. Sendo formada por integrantes ligados a pontos de cultura e produtores culturais, conheceram outras bandas que comungavam da mesma ideia, com a proposta sonora da mistura de ritmos e a vontade de produzir uma cena atuante, nasceu o Calango Beat, que se destacava como um movimento ativo, formado pelas banda Procedê, Carcará Amarelo, Marmelada de cachorro, GCMC 137, El Pato Loko e Jeremias Groove. Após o enfraquecimento desse movimento a banda ainda articulou shows em conjunto com os grupos, União Clandestina e Infecto Radio até que a pandemia fez com que eles (e o mundo) dessem um tempo nas apresentações e agora os integrantes estão compondo e preparando as novidades futuras e a tão sonhada volta aos palcos.


Para conhecer mais sobre a banda 👇


Instagram: @procede.banda





Apresentação:




“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte nos Pontos de Cultura Aldir Blanc - Concurso nº 02/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal".





コメント


bottom of page