Frescor Marine: o curta documental do premiado diretor e roteirista goiano Tothi
- Alyne Fratari

- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Um grande diretor goiano, que tem uma visão bem aprofundada e artística, colocando a vida cotidiana presente em sua própria família como forma de arte nas grandes telas. Tothi nos concedeu uma boa entrevista junto à cineasta Alyne Fratari, convidando-nos a conhecer um de seus grandes filmes, Frescor Marine.
Hoje no Cineclube vamos receber o diretor Aristótelis dos Santos (Tothi), em uma conversa com a cineasta Alyne Fratari sobre o curta-metragem Frescor Marine.
O bate-papo aborda o processo criativo, as escolhas estéticas e a relação entre cotidiano, intimidade e cinema, revelando os caminhos que transformam experiências pessoais em linguagem audiovisual. Uma conversa sensível sobre fazer cinema independente em Goiás e sobre os caminhos que atravessam até a obra que é o curta Frescor Marine.

Aristótelis tothi
Negro, da vila Cruzeiro do sul, Aparecida de Goiânia, realizador audiovisual, técnico cinematográfico e colagista. Formado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás. Sócio-produtor na produtora Dafuq Filmes e co-criador do selo afirmativo Filmes de Preto. Associado a APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Roteirista e diretor dos curtas-metragens A Câmera de João (fic, 2017) e Frescor Marine (Doc, 2019), Búfala (exp, 2021), Tião Personal Dancer (fic, 2026). Produtor e diretor dos longas-metragens “Vasta Natureza de Minha Mãe” (2025) e “Há em Mim o que tenho Vivido” (em finalização).

O curta-metragem documentário, Frescor Marine, pode ser também, um filme que percebe, percorre e ensaia com o cotidiano de sua personagem protagonista, Liliane. É durante a limpeza matinal de sua própria casa que somos apresentados a vida da mulher, compartilhando espaço com suas cachorras, ocultando a existência de outros possíveis moradores na casa, registrando hábitos peculiares e ouvindo os sonhos e reflexões conscientes sobre sua própria condição de vida. A produção Goiana, feita de maneira independente e colaborativa, é resultado de uma pesquisa de registros cotidianos da família do diretor, Tothi, resultando neste, o primeiro filme documentário a ser finalizado.
Frescor Marine estreou no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (2019) e foi selecionado para a 6ª Mostra do Cinema Desobediente (SP). O filme também recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Audiovisual do Vera Cruz – FAVERA (2020).
Abaixo, veja o Bate-papo.
Bom filme a todos. Não se esqueçam de curtir o filme e de se inscrever no canal, valorizando a cena independente do audiovisual goiano.
Veja o Filme completo Abaixo.




Comentários