top of page

Crônicas do Crimeia de Ricardo Edilberto

Atualizado: 21 de fev.

Uma viagem pelas crônicas do jornalista e publicitário Ricardo Edilberto, publicadas no Jornal Crimeia. Vamos relembrar alguns textos deste autor crimeiense que tanto nos orgulha com seus escritos que resgatam a memória e histórias da comunidade.




Estamos iniciando hoje um novo projeto da A Toca Coletivo.


A reativação da TV Crimeia, criada anteriormente para a postagem do documentário "O Voo do Juriti", que conta a história cultural e social do bairro Crimeia Leste da década de 70, quando foi criado o campo de futebol de terra, aos dias de hoje, com a criação e evolução do Festival Juriti de Música e Poesia Encenada em suas sete edições até agora.


Neste primeiro momento vamos destacar as Crônicas do Crimeia, criadas pelo jornalista e publicitário Ricardo Edilberto, um crimeiense da gema, e publicadas no Jornal Crimeia entre 2010 e 2020.


Nas crônicas, Ricardo busca na memória personagens e histórias do bairro como o Homem que Assustava; O Comedor de Vidros; O mundo das memórias perdidas; Quando o meu mundo era uma bola de gude; O ET do Crimeia; A Onça, o Besouro e o Juriti; A Furreca do João Lico e o Furrreca do Crimeia; Antes da praça entrar em campo; Uma dose para Santa; A Turma do Palito; Sinval e o Corel Pau; As turmas de Miolo Mole; Os cachorros do Crimeia e Eu; João e o Caramanchão; entre outras tantas que estão na memória afetiva da comunidade crimeiense.


Vamos resgatar também, em entrevistas para a TV Crimeia, outras histórias de personagens importantes da comunidade como a do publicitário e poeta crimeiense Luiz Fafau, proprietário da loja de livros usados hocus pocus, referência hoje underground da cidade, e criador do primeiro jornal do bairro, o Crimelão, na década de 80.


Enfim, a reativação do canal da TV Crimeia no YouTube se faz necessária também diante da carência da comunidade de canais de divulgação de seus anseios. Cobrança esta esta feita desde a criação da TV Crimeia em 2021 para a postagem do documentário O Voo do Juriti, e que vira realidade agora através de novo projeto da A Toca Coletivo.











114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page