top of page

CORPO, MENTE e VOZ, uma preparação integrada

Atualizado: 11 de out. de 2022


Um ator é o profissional que interpreta e representa uma ação dramática, com o objetivo de transmitir ao público um conjunto de ideias, ações e emoções, e para isso é fundamental a preparação do corpo e da mente.


Por isso hoje vamos trazer um aquecimento diário que pode ser útil para qualquer pessoa, sobretudo para os atores iniciantes.

Aquecendo o CORPO

Qualquer atividade física deve ser feita com roupas leves e adequadas, comece com uma série de alongamentos:


1 – Braços e costas

Fique em pé, com os pés juntos e as pernas esticadas. Junte as mãos e suba em direção ao teto, esticando a coluna.


2 – Flexão lateral do tronco

Ainda em pé, afaste as pernas (mais que a largura do quadril), mova o tronco para um lado até sentir o outro alongar. Repita do outro lado.


3 – Pescoço

Sente-se e cruze as pernas. Com a ajuda da mão, leve o pescoço para um dos lados. Mantenha por alguns segundos e repita para o outro lado, para frente e para trás.


4 – Posteriores de pernas

Fique novamente em pé, abra bem as pernas e toque o chão com as mãos, deixando as pernas dobradas. Lentamente, vá esticando as pernas o máximo que conseguir.


5 – Posterior de perna

Agora, feche as pernas. Segure um dos pés com as mãos, dobrando as pernas, e vá esticando a perna que está sendo segurada o máximo que conseguir. Faça com o outro lado.


6 – Posterior de perna e meio de perna

Sente-se. Estique uma das pernas ao lado do corpo e a outra junto ao corpo. Segure o pé cuja perna está esticada com uma mão e o joelho (da outra perna) com a outra mão.


7 – Posterior de perna (o segundo também trabalha tronco)

Ainda sentado(a), com as duas pernas esticadas, caminhe em direção aos pés e tente tocá-los. Fique assim por alguns segundos e faça com cada uma das pernas separadamente.


Agora é hora de colocar o corpo em movimento!


1 – 3 séries de 10 flexões

Mantenha a cabeça alinhada com o tronco e quadril formando uma linha reta; Flexione os cotovelos e retorne praticamente para a posição inicial do movimento, sem encostar o corpo no solo; Dê uma pequena pausa e, em seguida, repita o movimento; Durante o exercício, apenas as mãos e os pés devem tocar o chão.

2 – Segure uma ponte por 1 minuto

Para começar, o ideal é que você se acostume a fazer o exercício ponte mais simples. Para isso, deite-se de costas no colchonete, mantenha os braços ao lado esticados, flexione os joelhos (deixando-os e uma posição perpendicular com o chão) e mantenha os pés no piso. Em seguida, contraia os glúteos, o abdômen e levante o quadril (em direção ao teto), de modo que a barriga e as costas saiam do piso. A ideia é que o peso seja mantido pelas escápulas e é fundamental deixar o corpo bem alinhado - dos ombros até os joelhos. Depois, abaixe novamente o quadril e faça esse movimento novamente.


3 – 3 séries de 10 agachamentos (rápido na descida, o mais lento possível na subida)

Deixe os pés afastados na linha dos ombros, a postura precisa estar ereta e você deve olhar sempre para frente, agache na amplitude máxima do movimento (como se você fosse se sentar em uma cadeira), mas sem tirar os calcanhares do chão e mantendo o abdômen contraído, jamais deixe o seu joelho ultrapassar a linha das pontas dos pés, volte à posição inicial, expirando o ar.

4 – 3 conjuntos de 10x burpees (Agachamento, flexão, pulo, tudo junto!)

A posição inicial é em pé. Agache e apoie suas mãos no chão. A largura deve ser maior que a largura dos ombros. Os braços ficam estendidos, depois impulsione as pernas para trás, mantendo as mãos no mesmo lugar, para ficar em posição de prancha. Faça uma flexão de braço completa. Com outro pequeno pulo, volte para a posição do passo 2, com mãos e pés apoiados no chão. É hora de esticar com um salto! Use toda a sua força para pular o mais alto que puder.


Depois de por o corpo em movimento, está na hora de relaxar gradativamente.

1- Comece de pé com as mãos na frente do peito, as palmas das mãos juntas e respire.

2- Leve os braços acima da cabeça, com as palmas das mãos totalmente estendidas juntas, curve a coluna para trás.

3- Volte o corpo para frente e apoie as mãos no chão.

4- Leve seu corpo para a frente na posição de flexão e empurre para frente até que suas costas estejam arqueadas olhando para o teto. (como uma pirâmide)

5- Mova de volta para o cão descendente.

6- Traga seu peso de volta para os pés e role a coluna (muito lentamente) de volta à posição de pé.

7- Traga as mãos para trás na frente do peito de volta para onde você começou.

Ao alongar, mantenha cada posição por pelo menos 30 segundos.

Agora é a vez da MENTE

Depois de ativar seu corpo, agora vamos aquecer sua mente. Sente-se de pernas cruzadas no chão de preferencia em um ambiente silencioso. Concentre-se em sua respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, diminuindo a velocidade para uma contagem de 3, segure por 3 e expire por 3. Se sua mente divagar, traga-a de volta para a respiração. Comece com apenas cinco minutos e vá subindo a partir daí.


Para finalizar aqueça sua VOZ

Então seu corpo está quente e solto, sua mente está centrada e focada, agora a última coisa a fazer é aquecer sua voz. Existem três partes para qualquer bom aquecimento de voz. Respiração, som e texto. Aqui estão alguns exemplos de exercícios que você pode tentar:

1- Deite-se no chão, com as pernas retas e apoiadas no chão.

2- Ao inspirar, dobre os joelhos e levante-os para criar ângulos de 2x 90 graus.

3- Ao expirar, abaixe as pernas de volta à posição inicial. Suas pernas devem tocar o chão assim que você ficar sem fôlego. Repita 12x rodadas. Uma vez que sua respiração esteja longa, poderosa e estabilizada, você está pronto para passar para a próxima atividade: adicionar som.


1- Inspire e solte o ar lentamente, como uma baforada ou um "A" sussurrado, até o ar acabar. Retraia o abdômen devagar e relaxe a garganta.


2- Inspire e produza uma vibração com a língua, em "Trrrrr", soltando o ar e sentindo a vibração da língua no céu da boca, sempre retraindo o abdômen devagar e controlando o ar.


3- Inspire e faça uma vibração com os lábios, em "Brrrr", até o ar acabar, trabalhando o abdômen também.


4- Inspire e emita o som "DZ", com a ponta da língua encostada nos dentes da frente na parte superior. Faça até o ar acabar e não se esqueça de trabalhar o abdômen

Experimente alguns trava-línguas. Mantenha-o divertido e envolvente. Se você fez a mesma coisa algumas vezes recentemente, tente algo novo para mantê-lo interessante!

Então, finalmente, texto! Faça uma cena, leia um monólogo, recite um poema e, se possível, faça isso com todo o poder vocal que você está gerando sem gritar ou causar danos.


E ai? gostou das dicas? Então curta e compartilhe com seus amigos, esse aquecimento é indicado para atores, mas pode ser bem legal para qualquer um que queira por o corpo em movimento.


Até semana que vem! Bjo.

.

.

.

Apresentação:



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page