top of page

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NOVO CICLO DE ATIVIDADES DA PLATAFORMA #entocados

Atualizado: 8 de nov. de 2023


#entocados é a primeira plataforma de conteúdo cultural por demanda do estado de Goiás, com acesso 100% gratuito.


A ideia da plataforma surgiu após percebermos a necessidade de adaptação da área cultural para o formato online devido a pandemia de COVID - 19. Vendo a dificuldade que toda a cadeia produtiva teve de produzir e distribuir os conteúdos que estavam sendo realizados como lives, peças, shows, painéis, entre tantos outros projetos culturais que por estarem segmentados muitas vezes não conseguiam chegar até o grande público.


Foi a partir desta percepção que o coletivo se reuniu para pensar em uma alternativa que fortaleceria a cadeia produtiva cultural como um todo e assim nasceu a ideia de uma plataforma multicultural, um projeto inovador, digital, alinhado com as mudanças de comportamento e necessidades sanitárias do momento, pronto para movimentar e fortalecer a cena cultural, como de costume, só que diferente.


O projeto conseguiu apoio da lei Aldir Blanc Goiás e foi realizado durante o ano de 2022, atingindo plenamente todos os objetivos pretendidos, com uma programação plural e autoral, movimentando diariamente diversas áreas culturais, criando uma ponte entre os artistas criadores de conteúdo e o público, além de se tornar um grande potencial em termos de vitrine da produção cultural do estado de Goiás.


Entendemos que essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, pertencer, interagir e compartilhar, por isso o coletivo volta a abrir suas portas para as ações presenciais, agora que a pandemia foi estabilizada, priorizando sempre a multidisciplinaridade e conectividade entre diversas áreas culturais. Mantendo a plataforma alimentada com vídeos, matérias e a divulgação contínua do que acontece de cultura na cidade de Goiânia, além das atividades de formação online.


PROGRAMAÇÃO


Atividades presenciais:


- Curso gratuito de Musicalização Infantil - Ministrado pelo músico, Tiago Araújo.

Neste curso pretendemos propiciar ao aluno a construção, vivência e apropriação da linguagem musical, entendida em seu amplo sentido, através de seus elementos básicos e essenciais por meio das ementas e programas estabelecidas para o curso; Proporcionar ao aluno o contato com diversificados instrumentos musicais, integrantes das três principais famílias dos instrumentos, mediante a perspectiva musicalizadora de ampliação de possibilidades no que tange à apropriação musical em seus elementos básicos, criação espontânea, escuta ativa e sensibilidade artística.

Público-alvo: Crianças de 4 a 10 anos, indispensável a presença dos pais e/ou responsáveis durante a realização das aulas.

Duração: 6 meses - Inscrições: www.atocacoletivo.com.br



- Curso gratuito de Iniciação ao Tecido Acrobático – Ministrado pela artista circense, Luana Beatriz.

Neste curso veremos desde os tipos de tecido, conservação e medidas de segurança, aquecimento e fortalecimento específico para o aparelho até combos e pequenas coreografias.

Público-alvo: Mulheres maiores de 18 anos, interessadas na modalidade iniciação ao tecido acrobático, seja como esporte, como passatempo, como atividade artística amadora ou profissional.

Duração: 6 meses - Inscrições: www.atocacoletivo.com.br


- 6 edições do Sarau da Toca: Um espaço aberto para a arte, com banquinhas de venda e troca de livros, vinis, entre outros produtos, bate-papo com os poetas/escritores convidados, microfone aberto para intervenção artística, batalha de rima e freestyle finalizando com muita música.



Local das atividades presenciais: Teatro Novo Ato

Endereço: Qd. 24 R Sebastião Fleury Curado, 193 - Crimeia Leste - Goiânia - GO



Atividades Online:


- Laboratório de Projetos – Elaboração para projetos culturais - Ministrado por, Débora Resendes e Lara Morena


Neste laboratório veremos como transformar a sua ideia em um projeto bem estruturado capaz de chamar a atenção dos avaliadores.

O curso tem como foco a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais, suas etapas e custos.


Duração: 20 horas - Inscrições: www.atocacoletivo.com.br


- Laboratório de Produção Executiva e Captação para projetos culturais – Ministrado por Lara Morena e Débora Resendes


Neste laboratório veremos o papel do produtor executivo na preparação do projeto e no processo de captação de recursos nos âmbitos públicos e privados. Tipos de financiamentos e incentivos a projetos culturais. Requisitos para participação em editais públicos. Preparação de documentação para encaminhamento de projetos às agências de fomento e preparação de pitching.


Duração: 20 horas - Inscrições: www.atocacoletivo.com.br



- Curso de Fotografia com Câmera de Celular - Ministrado pelo fotógrafo e editor, Simão Pereira.

O Laboratório possui caráter híbrido (online + presencial) e irá abordar os princípios básicos da fotografia, adaptados ao uso da câmera do celular. Na parte teórica e online, o participante terá contato com técnicas de luz e sombra, enquadramento, composição, entre outros conteúdos. Na parte prática, será proposto um encontro presencial fotográfico na região conhecida como Beco, no centro de Goiânia. Não é necessário ter uma câmera profissional, pois a proposta é justamente permitir que a fotografia esteja ao alcance de todes, estimulando um olhar diferenciado sobre o cotidiano.


Público Alvo: Moradores do bairro Crimeia Leste, jovens interessados em fotografia e redes sociais, com idade entre 9 e 14 anos.


Duração: 20 horas - Inscrições: www.atocacoletivo.com.br

Cineclube da Toca: Encontro marcado na 2ª quarta feira de cada mês, serão ao todo 12 encontros, onde os espectadores poderão assistir a um filme goiano e curtir o bate papo entre a mediadora Alyne Fratari e o realizador convidado.

Curadoria e mediação: Cineasta Alyne Fratari.


Blog: Matérias pertinentes ao universo cultural, com foco nas áreas de atuação do coletivo, divulgação de editais de incentivo, dicas, divulgação, entrevistas. Periodicidade: Semanal.


Guia Cultura: Agenda de programação cultural, tem como objetivo ser um canal de divulgação de eventos, peças, shows, lançamentos e todo tipo de atividade cultural que acontece na capital, a equipe do coletivo vai alimentar semanalmente o guia do que está rolando na cidade e vamos disponibilizar um canal de comunicação para que os produtores e agentes culturais interessados possam encaminhar as informações de seus projetos.


TV Crimeia: Com objetivo de resgatar e digitalizar a trajetória do JORNAL DO CRIMEIA, que durante mais de 20 anos e com 95 publicações, deu cara e voz aos moradores, através de matérias sobre personagens reais, comerciantes e serviços locais, o jornal ilustrou por muito tempo o convívio interiorano do bairro e foi berço de muitos artistas e fazedores de cultura da nossa capital.


- Compilado de 12 publicações (1 por mês) de resgates de matérias memoráveis do Jornal Crimeia, que compõem o imaginário do bairro. Em formato de matéria para o Blog e Vídeo de 12´cada, gravado e disponibilizado na plataforma #entocados e no canal do Youtube TV Crimeia, onde Carlos Pereira vai reviver entrevistas importantes do jornal, com intuito de resgatar o convívio e divulgar conteúdos culturais, sociais e comunitários, feitos por agentes locais, sendo uma janela com o objetivo de difundir o comércio local e também divulgar o trabalho dos artistas do bairro Criméia Leste.


Local de acesso: Plataforma #entocados - www.atocacoletivo.com.br







40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page