top of page

Clássicos da literatura Goiana - Cora Coralina

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Ontem 10 de abril fez 37 anos de seu falecimento, e por isso hoje a “SEGUNDA LITERÁRIA” é em homenagem a ela! Cora Coralina!

Quer conhecer um pouco mais, dessa mulher incrível?

Então vem comigo!



Doceira, Cozinheira, Escritora, Poeta. Ana Lins dos Guimarães Peixoto conhecida como Cora Coralina, nasceu na cidade de Goiás, no dia 20 de agosto de 1889. Viveu até os 95 anos.

Começou a escrever e publicar em jornais locais aos 14 anos, mas só em 1965 publicou o seu primeiro livro: "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais". Já aos 75 anos. Muito por reflexo de seu casamento, pois seu marido não gostava que ela publicasse. Cora foi realmente reconhecida nacionalmente apenas aos 91 anos, quando o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu um artigo sobre ela para o Jornal do Brasil, em 1980.

O segundo livro publicado pela autora “MEU LIVRO DE CORDEL” é a minha indicação de hoje.

Com uma linguagem simples e um caráter autobiográfico forte, esse livro é uma viagem à infância e vida dura da escritora, mas não se engane, os poemas desse livro tem temas variados, reflexo de uma vida longa, que presenciou muitas mudanças.... Vai de Neruda à desnutrição infantil, passando por diversos outros temas relacionados a sua vida pessoal.

Deste livro eu destaco os poemas:

"Cora Coralina quem é vc?" , “Casa do berço azul”, "Rio Vermelho" e "Meu epitáfio".

Cora é considerada uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.

Então, ENALTEÇAM essa MULHER! e assistam ao vídeo, claro.

E você? O que achou? Comenta aqui embaixo

Gosta de livros? Quer conhecer mais sobre a produção literária no estado de Goiás?

É escritor e quer ver sua obra sendo divulgada na nossa plataforma? Entre em contato com a gente! E-mail: entocados@atocacoletivo.com.br


Para acessar a plataforma: www.atocacoletivo.com.br


Aproveite inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nada.

. .

.

“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte nos Pontos de Cultura Aldir Blanc - Concurso nº 02/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal"



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page