Conto: “ONTEM, COMO HOJE, COMO AMANHÃ, COMO DEPOIS”
Segunda Literária no #entocados
Para iniciar nossa série de vídeos que visa resgatar obras e autores consagrados da literatura brasileira escrita por goianos escolhemos um verdadeiro ícone.
Bernardo Élis nasceu em Corumbá de Goiás, em 1915 e morreu em 1997. Embora tenha iniciado sua carreira como poeta, logo migrou para o conto regionalista que o consagrou como o “maior contista do Brasil Central” é considerado por muitos a figura mais importante do Modernismo goiano e foi o primeiro escritor do estado a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Durante sua vida publicou diversos livros...Podemos destacar aqui: "Primeira Chuva" (de poesias), "Ermos e Gerais", "Caminhos e Descaminhos", "Veranico de Janeiro" (livro de contos), e "O Tronco" (seu romance de maior repercussão).
O autor ganhou notoriedade por sua capacidade de apresentar em suas obras situações sociais, com uma veracidade avassaladora, buscando na realidade do povo goiano e nas paisagens do cerrado a sua maior fonte de inspiração.
Hoje vou trazer para vocês minhas impressões sobre o conto: “ONTEM, COMO HOJE, COMO AMANHÃ, COMO DEPOIS”, que foi publicado no livro “Caminhos e Descaminhos” em 1965.
E o que dizer dele... Simplesmente foram as 7 pags que eu li num respiro só e quando acabou eu estava sem chão!
Aliás, isso é algo que eu descobri ser uma característica desse autor. Ele escreve para incomodar, para fazer seu leitor refletir, é de uma simplicidade seca, não tem muita descrição de personagens, mas é impossível você não se envolver com a história e sentir uma revolta absurda com a realidade descrita.
Enfim, Apenas LEIAM ESSE HOMEM! e assistam ao vídeo, claro.
Semana que vem vamos embarcar na viagem literária de Cora Coralina, não percam.
E você? O que achou? Comenta aqui embaixo
Gosta de livros? Quer conhecer mais sobre a produção literária no estado de Goiás?
É escritor e quer ver sua obra sendo divulgado na nossa plataforma?
Entre em contato com a gente!
E-mail: entocados@atocacoletivo.com.br
Para acessar a plataforma: www.atocacoletivo.com.br
e nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5WjviUrENyneCFHMu7iJMA
Aproveita inscreva-se no canal e ativa as notificações para não perder nada.
Apresentação: “Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte nos Pontos de Cultura Aldir Blanc - Concurso nº 02/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal"
Comments