top of page

Ascensão Cinematográfica em Goiânia: A Luz do Festival Lanterna Mágica Brilha Novamente.

Atualizado: 22 de mar.

A magia do cinema em nossa capital é um verdadeiro privilégio para os goianienses, que têm um apreço especial pela cultura e ainda mais por uma experiência cinematográfica de qualidade, como a oferecida pelo Festival Lanterna Mágica.






Já começa nesta terça-feira (19) o festival de cinema de animação que é pioneiro no estado de Goiás! O Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação chega a sua 6ª edição em 2024 e de casa nova: até o dia 24 de março, quem recebe animações do mundo inteiro é o CineX, cinema localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida aqui ou no site oficial do festival www.lanternamagicafestival.com.br.


 




Serão 9 mostras entre competitivas e não-competitivas ao longo de seis dias, com exibição de curtas e longas-metragens de diversas partes do Brasil e do mundo. A abertura do evento será na terça-feira (19), às 20h, com exibição do longa "Bizarros Peixes das Fossas Abissais" (2024), de Marão, Rosaria e Fernando Miller, que tem elenco de voz composto por nomes como Natália Lage, Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro. A sessão será seguida de um debate com um dos animadores do filme, Fernando Miller.


Integram a mostra competitiva nacional filmes produzidos nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Já a mostra competitiva internacional apresenta produções do México, Ucrânia, Finlândia, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Noruega, Hungria, França, Alemanha e Portugal.






Há, ainda, uma mostra exclusivamente voltada para o panorama da animação produzida em Goiás, além da Mostra de Animação Africana em parceria com o Festival Animage, de Pernambuco, e a Mostra Gondwana, que reúne filmes dos outros países de África e Américas, com foco na animação feita por pessoas racializadas nesses países, incluindo os povos originários.



Para esta 6ª edição, o Lanterna Mágica traz uma programação ainda mais robusta em relação às edições anteriores, que é baseada em três eixos principais: primeiro o da exibição, que inclui as mostras competitivas e não competitivas; o segundo eixo sendo o de mercado, contemplado pelo Lanterna Film Market, que contém estudos de caso, palestras e debates, além de promover o encontro entre produtoras, distribuidoras e animadores; e o terceiro eixo é centrado no Lanterna Educa, que compreende as exibições voltadas para as escolas públicas, além das atividades de formação, como as oficinas e debates, que são voltados para o público em geral.






Toda a programação do evento é gratuita, incluindo as sessões de cinema, o que pode ser a oportunidade perfeita para quem ainda não conhece os cinemas CineX (@cinex.goiania) ter uma primeira experiência na sala. Os ingressos são disponibilizados 1 hora antes das sessões. O festival Lanterna Mágica tem o objetivo de ser um espaço de democratização do acesso à cultura e de ocupação de diferentes locais e regiões da cidade, tendo passado anteriormente por espaços como o Cine Cultura e o Lyceu de Goiânia, agora aportando em uma sala comercial






Ponto de encontro


O festival de animação Lanterna Mágica chega a 2024 consolidado como um dos principais do gênero no calendário nacional e celebra a sua 6ª edição com um grande encontro entre realizadores ao longo da programação. Além de difundir as produções de diferentes cantos do mundo, desta vez todos os realizadores nacionais estarão presentes a convite do festival, além de alguns nomes internacionais selecionados para as mostras. "Um festival é feito não só de exibição de filmes, mas também de encontros, de networking, de momentos de trocas com quem está fazendo esse tipo de produção em Estados diferentes e em outros lugares do mundo", destaca Camila Nunes, idealizadora e diretora do Lanterna Mágica. 


Lanterna Educa

Pela primeira vez, o Lanterna Mágica inclui uma vertente inteiramente voltada para ações educativas. A exibição de mostras especiais para escolas da rede pública de ensino já aconteceu anteriormente, mas nesta edição o projeto conta com atividades de formação específicas, entre elas a Oficina de Storyboard e a Oficina de Produção de Animação, que já estão com inscrições encerradas.


Também faz parte do Lanterna Educa o Hospital de Projetos, que irá servir como um laboratório de desenvolvimento de animações, com consultorias e mentorias para os trabalhos que foram inscritos.


Prêmio Imprensa

Jornalistas, críticos de cinema e demais profissionais da área de comunicação e imprensa são convidados especiais para participarem da votação das mostras competitivas do festival. O voto pode ser realizado após as exibições, basta se identificar junto à organização durante o evento. O Prêmio Imprensa será realizado pela primeira vez nesta edição, abrindo espaço para uma nova categoria de premiação, além do júri popular.


O festival

Desde 2017 movimentando a cena do audiovisual goiano, o Lanterna Mágica ocupa diferentes espaços culturais da capital conectando produtores de animação e ampliando a visibilidade do gênero. Todos os anos, os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial realizada por especialistas da área, integrando a programação de mostras competitivas, não competitivas e especiais. O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes. 




ANOTE

6º Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação

Data: 19 a 24 de março de 2024

Local: Cinemas CineX, Centro Cultural Oscar Niemeyer

Informações e progamação completa:


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page