top of page

A Hora dos Ruminantes de José J. Veiga

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Clássicos da literatura Goiana


A resenha de hoje é sobre a obra “A Hora do Ruminantes”, publicado em 1966 , considerada por muitos uma metáfora a censura imposta no Brasil nos tempos ditatoriais.


“Foi um tempo difícil aquele para os puros, os ingênuos, os de boa memória.”


Para mim essa frase resume muito bem essa narrativa, que se passa em um vilarejo do interior chamado Manarairema, um lugar tranquilo, com poucas novidades, até que uma comitiva surge em uma madrugada e acampa próxima à cidade, sem falar com ninguém. Todos ficam curiosos para saber o que aquelas pessoas querem? quanto tempo vão ficar?


E o pior de tudo é que após a chegada desses visitantes misteriosos, muitos acontecimentos para lá de inusitados acontecem e acabam com a monotonia daquela pacata cidade.


Mas afinal, qual a relação daquelas pessoas com esses acontecimentos? é isso que eu te conto nesse vídeo, vem comigo!




José J. Veiga, nasceu em Corumbá de Goiás, no dia 02 de fevereiro de 1915. Faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo) e é considerado um dos maiores autores brasileiros do realismo fantástico. Entrou para a lista de escritores notáveis da literatura nacional com obras como: “Os Cavalinhos de Platiplanto”, “A Hora do Ruminantes” e “A Máquina Extraviada”. Recebeu o prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras em 1997. Faleceu no Rio de Janeiro em 19 de Setembro de 1999.


E você? O que achou? Comenta aqui embaixo


Gosta de livros? Quer conhecer mais sobre a produção literária no estado de Goiás?


É escritor e quer ver sua obra sendo divulgada na nossa plataforma?


Entre em contato com a gente! E-mail: entocados@atocacoletivo.com.br


Para acessar a plataforma: www.atocacoletivo.com.br




Aproveite inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nada.

.

.

.

Apresentação:


“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte nos Pontos de Cultura Aldir Blanc - Concurso nº 02/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal" .


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page