A leitura é um instrumento universal de comunicação e contribui para o crescimento intelectual de todos os seres humanos. Nesse contexto tecnológico, no qual estamos inseridos, pais e responsáveis têm um desafio: como incentivar a leitura de livros em meio a tantas distrações oferecidas por aparelhos eletrônicos?
É notório que o hábito de ler é determinante para a formação da criança, para que ela seja um adulto feliz, crítico e reflexivo.
Por ter participação ativa na construção de habilidades sociais, a literatura contribui para moldar a personalidade de cada pessoa a partir de estímulos, histórias e pensamentos diversos. Isto é, com base na observação de uma realidade, o leitor consegue absorver conhecimentos e formular, sob a sua percepção e por meio das consequências existentes na obra, o seu conceito de “certo e errado”.
Além de proporcionar mais segurança na fase de alfabetização e quando estimulados a ler por prazer e a adquirir o hábito de leitura desde cedo, ela traz diversos benefícios para as crianças, exercita o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, amplia a habilidade na escrita. Ajuda a desenvolver a empatia e estimula a criatividade, fazendo com que esta criança descubra um mundo novo de conhecimentos e de informações.
Mas como incentivar a criança a gostar de ler, em meio a tantos estímulos da era digital?
Hoje vou dar 5 dicas para você que quer incentivar esse hábito importante na vida do seu filho, sobrinho, afilhado, aluno...
1- ESCOLHA LIVROS COERENTES COM AFASE DA CRIANÇA
2 - INCLUA O LIVRO NA SUA ROTINA
3- DEIXE LIVROS EM LOCAIS ACESSÍVEIS
4- FAÇA ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A LEITURA
5- USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Comments